quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um dia....

Cada um de nós acorda pra realidade em que vive.

"Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais, o tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo.
Todos os dias, antes de dormir, lembro e esqueço como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder..."
(Tempo Perdido - Legião Urbana)

Só percebemos como o tempo passa rápido quando estamos prestes a concluir alguma etapa de nossas vidas. E quando chegamos ao final, a sensação de vazio é indescritível... É como se fosse arrancada uma parte de você.
Não tem como explicar a sensação de dar aulas... Sentir-se útil ao extremo... Pois o contato é mais intenso, a proximidade é grande, e a experiência que se adquire é inexplicável!!
Desde que me entendo por gente, dizia que ia ser professora... E sempre ouvi de quase todos que eu estava louca, e que eu deveria procurar uma profissão mais interessante e "lucrativa"...
Pensei em considerar o que ouvi, mas não consegui me ver fazendo outra coisa que não fosse dar aula...
Entrei na faculdade e descobri que nem tudo são flores... Que é preciso mais do que "gostar de crianças e de ensinar". É preciso se aplicar e se atualizar quase que diariamente, e que em determinado momento, "gostar de crianças e de ensinar" também vai ser importante.
Só via as coisas na teoria, sempre tentando imaginar como seria de verdade... Até o dia que eu vi como era "ao vivo".
Os problemas que aparecem de repente e que você aprende a resolver na hora, as pessoas que você conhece e que ficam marcadas na sua memória à fogo e ficam pra toda a vida... E o principal: o respeito que essas pessoas demonstram por você... Ainda não sou mãe... Mas quando ouço alguém me chamando de professora, é como se eu ouvisse meu filho chamando mamãe.
Nunca vou esquecer do som dessa palavra... Das lágrimas dos alunos quando nos despedimos na formatura... Das palavras de agradecimento pelos momentos de atenção e aprendizado...
Não tem o que pague...
É um som que eu quero ouvir pro resto da vida... É a minha realidade: ensinar e aprender... Sempre e durante toda a minha vida... E o mais especial, é que eu não aprendi isso com crianças, mas sim com adultos!
Os melhores alunos que já tive a honra de ter até agora...
E todos os dias, antes de dormir, eu lembro de como foi cada aula...
Ensinar é o dom que acredito que Deus me deu... E agora e mais do que nunca eu quero fazer isso, pra toda a vida...


"O aprender nunca morre."
(Paulo Freire)

[]